domingo, 21 de junho de 2009

Guarda de honra ao Presidente da República

Ver AnexoA convite da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, estivemos em Santarém em guarda de honra ao Presidente da República, representados pelo nosso confrade Engº Luis Almeida, no passado dia 10 de Junho.

Convite Confraria do Velhote

Estimada Confraria
Com muito prazer e satisfação, que a Confraria Gastronómica do Velhote,
remete a V.Exª o livro oficial do V Capítulo, o qual inclui o convite
para estar presente nas nossas cerimónias, que culminará com um fausto e
tradicional almoço.
Este ano temos três motivos acrescidos para estar connosco: a presença
de Hélio Loureiro, do treinador do FC do Porto, a concepção do doce
velhote com uma extensão de 50 metros e a pintura de um painel gigante
pelo maior grafitter mundial, Mr Dheo.
A vossa presença será um sucesso para o nosso Capítulo.
Os tempos não estão fáceis e os Capitulos sucedem-se.
Mas contamos ter a vossa presença.
Preparamos um programa ambicioso.
Cabe a si testemunhá-lo.
O almoço carece de inscrição até ao dia 28 de Junho , pelo preço de 30
euros por confrade e/ou acompanhante.
Para o desfile pedimos que tragam o vosso estandarte, para que o mesmo
tenha mais dignidade.
Saudações confrádicas


Armindo Costa

DIA 27 de JUNHO (Sábado) 2009

13º CAPÍTULO DA BROA DE AVINTES

Inscreve-te – a A CONFRARIA DA BROA DE AVINTES

Convida-os.

TODOS OS CONFRADES E AMIGOS

SÃO NOSSOS CONVIDADOS, E NADA PAGAM.

Inscrições até 20 de Junho

Contactos abaixo indicados

Convite Confraria da Água

Como é do seu conhecimento, a Confraria da Água - Associação de Provadores de Água de Portugal é uma entidade que abraçou a nobre missão de promover, defender e valorizar as Águas Naturais Portuguesas.

Assim, a Confraria da Água, tendo em vista a promoção e o conhecimento das águas, bem como a confraternização entre todos os que se associam a este bem essencial à Vida, tem a honra de o convidar para o seu IV Capítulo que se vai realizar no Convento de Arouca no próximo dia 12 de Julho.

Entre outros, este evento será composto por palestra sobre as qualidades termais/medicinais das águas, cerimónia de entronização de novos membros, momento de poesia, almoço e vários momentos culturais e lúdicos que procurarão enaltecer a água, suas características e potencialidades.

A Confraria da Água tem o prazer de remeter o programa do seu IV Capítulo, bem como informação adicional de modo a tornar inesquecível a sua passagem por Arouca - terra de beleza ímpar onde a paisagem, as gentes e os costumes se interligam sob um valor universal: a Água das suas nascentes!

Muito gostaríamos de poder contar com a presença de todos os nossos Amigos - de Si em particular!

Até lá, uma saudação cordial da
Confraria da Água

Convite Confraria do Granito

Ex.mos Senhores,
Por indicação do Chanceler, Sr. José Manuel Antunes, vimos pelo presente convidar V/Exas. para a Tertúlia da Confraria do Granito, a realizar no dia 24 de Junho, pelas 20 horas, no salão de festas de Vilacetinho, em Alpendorada.
O jantar terá um custo por pessoa de 15€ .
Agradecemos resposta até ao próximo dia 22 (segunda-feira), até às 12h, para o número de telemóvel do Sr. José Manuel Antunes 91 576 85 56 ou para o e-mail geral@aniet.pt
Com os melhores cumprimentos,
Francelina Pinto
(Regente)

terça-feira, 2 de junho de 2009

IV Capítulo

É já a 11 de Julho na Igreja de Santa Maria de Fornos, projectada por Siza Vieira, que vamos celebrar o nosso IV Capítulo. Desta vez e porque temos visitado um elevado número de Confrarias nos seus Capítulos, esperamos um evento cheio de cor e solenidade, onde a presença de todos os nossos Confrades e Confreiras é indispensável.

II FESTIVAL DO ANHO ASSADO

Decorreu no Largo da Feira do Marco de Canaveses a 29,30 e 31 de Maio. Passos e motivos de informação :
1º Mudamos de local por consequência das trapalhadas entre o antigo presidente de Câmara e um construtor civil que, demonstrando a falta de respeito pelas instituições envolvidas, bloqueou o espaço até começar o nosso evento. Prejudicados foram aqueles que têm comércio nesse local e que confiaram nesse construtor.
2º A publicitação do evento resultou. A 1ª noite foi um sucesso absoluto. A tarde de sábado uma desilusão, pelo calor e pela falta de publico na exibição dos Ranchos Folclóricos, que mereciam muito mais, pelo esforço e pela mestria que exibiram. A noite de sábado foi um sucesso estrondoso.
3º A tarde de domingo, tal como a de sábado teve pouco publico, e quer os motociclistas de Vila Boa de Quires, como os Grupos de Bombos, mereciam muito mais . Foram brilhantes. O calor abrasador e o jogo da Taça de Portugal evitaram a afluência de visitantes e até a Banda Lusa, que mesmo assim demonstrou porque é a melhor banda nacional deste género, não teve o público que merecia. Ficaram felizes os cavaquinhos de Santa Maria de Fornos e da Fundação Santo António, que tiveram o largo cheio e mais de 2.000 pessoas a escutá-los, á noite claro, porque o tempo estava bom e convidava á visita á feira. Outra noite de muito sucesso.
4º- No final, e feitas a contas, visitaram-nos cerca de 17.000 pessoas, foram servidas cerca de 3.500 refeições de anho assado com arroz de forno, e mais algumas de alternativas.
5º-As boas relações entre os Municípios do Marco e Baião e as excelentes relações pessoais entre os dois presidentes de Câmara, Dr Manuel Moreira e Dr. José Luís Carneiro, seladas por uma visita do segundo á feira e pela promessa de trabalhar para o encontro de parcerias para desenvolvimento da gastronomia regional. Por nós, óptimo, é esse o nosso desejo.  
6º A parceria com a Associação das Colectividades e com a Câmara Municipal é um sucesso que devemos manter.