segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

COLOCAÇÃO DE FORNO

Como foi determinado em Assembleia de Confrades e solicitado ao Presidente da Câmara Municipal, que apoiou a iniciativa, esperamos iniciar em Fevereiro a construção do Forno que irá simbolizar a gastronomia da nossa terra numa das novas rotundas, em Rio de Galinhas.

ACTIVIDADES JANEIRO

Enviamos para as escolas primárias do concelho uma carta lançando o desafio para a recolha da receita típica de anho assado com arroz de Forno. Esperamos a colaboração dos responsáveis dessas escolas, num concurso que esperamos seja o ponto de partida para a uniformização necessária para este prato.
Lançamos o desafio aos restaurantes do concelho para que estejam presentes no Festival de Anho Assado com Arroz de Forno a realizar nas datas previstas no nosso plano de actividades. Acreditamos que teremos boa adesão. É necessário recordar que os Restaurantes serão as instituições que mais beneficiarão com uma promoção adequada e uma maior uniformização desta delicia gastronómica.

sábado, 12 de janeiro de 2008

ACTIVIDADES 2007 E PLANO DE ACTIVIDADES 2008




O ano 2007 chegou ao fim, e como tal impõe-se que façamos uma breve análise à actividade da Confraria, deixando para próxima Assembleia - Geral a discussão das contas.
Nesta breve análise, devemos realçar o término do processo do complemento da indumentária, que muito nos deu que fazer. Agora, após aprovação dos estatutos e regulamentos internos, podemos falar de uma Confraria na sua plenitude, em legalidade e dignidade.
Procedemos à renovação das capas, aprovamos o modelo do chapéu e “pins”, apresentamos o estandarte e o nosso escapulário e procedemos á sua oficialização e apresentação pública, através da benção dedicada ao efeito.



Das actividades salientamos a Assembleia - Geral para proposta de novos confrades, e o II Capítulo da Confraria, onde recebemos 24 novos confrades. Somos agora 83 Confrades efectivos.
Destacamos também o I Banquete de Anho Assado com Arroz de Forno, de que já demos conta no passado mês de Novembro, a Benção do Trajes e realçamos também a presença de nossos representantes no Grande Capítulo da Confraria da Chanfana, onde estiverem mais de 60 Confrarias, e no V Capítulo da Confraria da Raça Arouquesa.


•O I Banquete do Anho Assado com Arroz de Forno, deixou-nos pistas importantes para o futuro. Verificamos que há uma grande necessidade de uniformizar a receita para o prato típico que queremos para o nosso Concelho, a necessidade de motivar a formação de profissionais da restauração, a adequação dos estabelecimentos de restauração para este prato, e a motivação dos proprietários dos Restaurantes para a missão a que nos propomos, ou seja, tornar o Anho Assado com Arroz de Forno um motivo de atracção ao Marco de Canaveses.

•Ainda não concretizamos uma das actividades a que nos havíamos proposto que é o “ Concurso da Receita de Anho Assado com Arroz de Forno do Marco de Canaveses, através das escolas do concelho.
•Consideramos que foram dados passos seguros para a consolidação da Confraria e que a divulgação a nível regional foi suficiente. Por isso o nosso plano de actividades irá seguir o mesmo rumo e terá como objectivo fundamental iniciar a Certificação de Estabelecimentos Recomendados no Anho Assado com Arroz de Forno do Marco de Canaveses, pela Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno do Marco de Canaveses.





PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2008




•Concurso a Receita de Anho Assado com Arroz de Forno do Marco de Canaveses, a realizar no 1º Trimestre de 2008.

•Assembleia para Proposta de Confrades Honorários e novos Confrades, e aprovação do relatório de contas de 2007, a realizar em Abril de 2008.

•Festival de Anho Assado com Arroz de Forno, enquadrado na semana das Colectividades em 30, 31 de Maio e 01 de Junho de 2008.


•III Capítulo da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, enquadrado nas festividades do Concelho na primeira quinzena de Julho de 2008.

•Seminário sobre Boas práticas de Restauração , a realizar em Setembro/Outubro de 2008.

•Assembleia da Confraria para aprovação do orçamento e plano de actividades, a realizar em Novembro de 2008.


•Interacção com outras Confrarias.

V CAPITULO DA CONFRARIA AROUQUESA



Uma delegação de 10 elementos da Confaria do Anho Assado com Arroz de Forno esteve presente na V Capitulo da Confraria Gastornómica da Raça Arouquesa , em Arouca, tal como demos conta através do convite que nos foi endereçado. Um dos dos nossos Confrades, Jerónimo Ferreia, foi também acollhido como noviço nessa confraria. Terá um ano para demonstrar que também promove e defende a carne da Raça Arouquesa para que se possa também ser entronizado confrade. Boa sorte.